Monitores IPS vs OLED: como escolher?
Monitores IPS versus OLED
Monitores OLED e monitores IPS são duas tecnologias de exibição diferentes com algumas características diferentes. OLED é autoiluminado, IPS pertence ao LCD e precisa ser iluminado pela luz de fundo para exibir; A tela OLED é mais leve e fina e pode ser transformada em uma tela flexível. Possui ampla gama de cores, alto contraste e velocidade de resposta rápida; Recursos como grande ângulo de visão, cores precisas, imagem estável, proteção ambiental e economia de energia.
A diferença entre IPS e OLED
1.Princípio Técnico
Monitores OLED (Diodo Emissor de Luz Orgânico) usam materiais orgânicos como materiais emissores de luz, e esses materiais são estimulados por corrente elétrica para fazê-los emitir luz. O monitor IPS (In-Plane Switching) utiliza tecnologia de cristal líquido para controlar a transmitância e a cor da luz ajustando a direção das moléculas de cristal líquido.
2.Contraste e desempenho em preto
O princípio de emissão de luz do monitor OLED faz com que ele tenha excelente contraste e desempenho em preto. Como cada pixel pode emitir luz de forma independente, os monitores OLED podem atingir o preto verdadeiro, ou seja, desligar completamente os pixels. Porém, devido às limitações de sua tecnologia de cristal líquido, os monitores IPS possuem uma certa transmissão de luz mesmo em pixels pretos, tornando o desempenho da cor preta inferior ao dos OLEDs.
3.Ângulo de visão
Os monitores IPS têm melhor desempenho quando se trata de ângulos de visão. Como o monitor IPS utiliza tecnologia de cristal líquido, o efeito de exibição muda relativamente pouco sob diferentes ângulos de visão. No entanto, devido às limitações do seu princípio de emissão de luz, os monitores OLED podem ter certas mudanças de cor e brilho para diferentes ângulos de visão.Monitor 1440P de 17,3 polegadas use a tela IPS para trazer diferentes experiências de jogo e trabalho.
Entre outras coisas, os monitores IPS podem consumir mais energia do que os monitores OLED porque exigem luz de fundo e podem ser mais caros. Os monitores OLED também são propensos a problemas de retenção de imagem, pois a matéria orgânica pode deixar marcas na tela, mas isso pode ser mitigado usando técnicas de mudança de pixel.
Portanto, a tecnologia de exibição a ser escolhida depende de suas necessidades e preferências. Se a experiência de visualização e a reprodução de cores são mais importantes para você, um monitor IPS pode ser uma escolha melhor. Por outro lado, os níveis de preto e os ângulos de visão são mais importantes para você, então um monitor OLED pode ser mais para você.