Por que Meu Monitor Portátil Não Mostra Sinal?

Você recebeu uma tela "Sem sinal" ao conectar seu monitor portátil ao laptop? Isso não significa necessariamente que você comprou um monitor com defeito. Vamos deixar isso claro; não confunda "sem resposta" com um problema de "sem sinal". 

Monitores portáteis são excelentes porque facilitam a multitarefa quando você tem muito o que fazer com tempo limitado. Além disso, permitem carregá-los para qualquer lugar para que você possa continuar seu trabalho. Se você encontrou recentemente um desafio ao conectar seu monitor a um dispositivo, entender como eles funcionam pode ajudá-lo a solucionar o problema mais rapidamente. 

Como os monitores portáteis transmitem sinais de vídeo?

A principal causa de uma notificação “Sem sinal” na tela é uma indicação de que o monitor não está se comunicando com o dispositivo fonte de vídeo. O dispositivo pode ser um laptop, console de jogos, Nintendo Switch ou smartphone. 

Embora não seja necessário, compreender como os dados são transmitidos do seu dispositivo para o monitor portátil pode desempenhar um papel significativo para ajudá-lo a identificar e corrigir o problema. 

Tipos de portas de conectividade de dados em monitores portáteis 

Um monitor portátil transmite dados através de portas que se conectam a um notebook, smartphone ou dispositivo para emitir sinais de vídeo. 

Os monitores portáteis atuais vêm com várias portas, cada uma com uma função diferente. Com o monitor certo, você pode desfrutar de uma experiência de streaming de mídia incrivelmente suave, seja ouvindo música, assistindo vídeos ou jogando. A maioria dos monitores portáteis modernos transmite sinais de vídeo e áudio através de DisplayPort, HDMI ou USB-C. 

A escolha do tipo de porta correto dependerá principalmente de suas necessidades e é uma grande mudança quando você deseja ter uma experiência de visualização suave e contínua. 

PORTA HDMI

HDMI (interface multimídia de alta definição) se estabeleceu como o padrão em entretenimento doméstico e é encontrado em todas as principais marcas de TV, reprodutor Blu-Ray, sistema de videogame e home theater.

Ele permite transmitir vídeo, áudio e até dados não compactados por meio de um único cabo. É o padrão para streaming com qualidade HD e foi adotado pelas empresas mais importantes da indústria de mídia.

Embora a maioria de nós presuma que existe apenas um único tipo de cabo HDMI, isso está longe de ser verdade. Existem quatro tipos de cabos HDMI. Mas o mais comumente encontrado em monitores portáteis é o padrão HDMI, frequentemente compartilhado em monitores com resoluções de até 1080p.

Monitores portáteis de alta resolução, como o 4K, usam HDMI de alta velocidade. Este tipo HDMI é considerado uma conexão de transmissão rápida, capaz de suportar velocidades de transmissão de até 10,2 Gbps. 

O próximo da lista é o HDMI Premium High Speed, comumente usado para monitores portáteis habilitados para HDR. Você encontrará este HDMI nos dispositivos Lenovo ThinkVision M14 e UPERFECT S, lançados em 2020. 

Se você tiver a sorte de ter um monitor portátil 8K, saiba que ele utiliza o HDMI Ultra High Speed ​​para transmitir dados. Este tipo de HDMI pode suportar dados de vídeo não compactados com velocidades de até 48 GBps.

Além do padrão, também existem três formatos diferentes de HDMI: porta padrão HDMI, porta mini HDMI e porta micro HDMI. A porta mini HDMI é a mais comumente usada em monitores portáteis devido ao seu design fino.

PORTA DE EXIBIÇÃO

Assim como o HDMI, o DisplayPort não suporta transmissão de energia para um monitor portátil, portanto, é usado propositalmente para transmissão de sinal de vídeo. Foi lançado em 2008 e costuma ser encontrado em monitores móveis de nível premium. Como tal, é reservado principalmente para transmissão de dados em altas velocidades, como durante jogos ou edição de vídeo. Em geral, é ideal para tarefas altamente intensivas. 

No momento, existem três tipos de DisplayPort. DisplayPort 1.2 é o nível básico e pode suportar resoluções de tela de 3840p ou 4K e uma taxa de atualização de 60Hz. A maioria dos monitores portativos terá esse tipo de DP em um tamanho menor, chamado mini DisplayPort ou mini DP.

DisplayPort 1.3 é frequentemente usado para transmitir resolução de vídeo de 8K transmitida a uma taxa de atualização de 30 Hz. Uma tela portátil com resolução de 8K, taxa de atualização de 60 Hz e suporte HDR geralmente terá DisplayPort 1.4. É o mais rápido e pode suportar os mais altos requisitos de configuração gráfica, como ao jogar jogos modernos de alta qualidade.

USB-C

USB Tipo C, muitas vezes denominado USB-C ou Tipo C, é uma das melhores coisas que já aconteceram no mundo da transmissão de dados. Isso porque ele é capaz de transmitir dados e energia em alta velocidade simultaneamente quando se trata de USB 3.1 ou posterior, também chamado de função/recurso completo Tipo-C. A maioria dos monitores portáteis modernos terá pelo menos duas portas USB-C no lugar de DisplayPort e HDMI. 

portas USB

O USB-C é conhecido por sua grande versatilidade por ser reversível; você pode conectá-lo em qualquer direção e ainda funcionar. Devido a esta grande vantagem, as portas USB-C facilitam o uso de monitores portáteis com seu laptop, tablet, smartphone e console de jogos. 

Agora que nos familiarizamos com a forma como os monitores portáteis recebem dados dos dispositivos de entrada, vamos ver como conectar o monitor portátil ao laptop. 

Como conectar seu monitor portátil a um laptop

Às vezes, o problema “Sem sinal” pode ser devido a uma conexão inadequada de um monitor externo ao seu dispositivo. Embora monitores portáteis possam ser conectados a outros dispositivos além de laptops, usaremos este último como padrão. Depois de pegar o jeito, você poderá conectá-lo a qualquer outro dispositivo. 

Conexão USB-C para USB-C

Se você deseja uma maneira fácil de conectar seu monitor portátil a um dispositivo de saída de vídeo, a conexão USB-C para USB-C é a melhor. Esta conexão requer apenas um único cabo para transmitir sinais de vídeo e energia simultaneamente. 

A conexão USB-C para USB-C é ideal para conectar seu laptop, Android ou dispositivo Apple ao seu segundo monitor. Certifique-se de que seu notebook tenha o padrão Thunderbolt 3.0 ou posterior, ou USB Type-C 3.1 ou posterior. Você pode pedir ajuda ao fornecedor do seu dispositivo ou verificar nossa lista de modelos aqui se não souber.

A maioria dos monitores portáteis atuais geralmente inclui o cabo USB-C para USB-C. Conecte-o à porta Tipo C correta no monitor porque às vezes há uma porta Tipo C apenas para alimentação, marcada como porta PD.

Se você fez suas conexões corretamente, o indicador de energia do monitor portátil acende em verde e a notificação "Sem exibição" persiste, você deve prosseguir com a solução de problemas.

Conectando com mini-HDMI, HDMI ou DisplayPort

Se o seu laptop não tiver porta Thunder Bolt ou USB-C, você pode transmitir sinais de vídeo usando um mini-HDMI, HDMI ou DisplayPort, dependendo das portas que a segunda tela portátil possui. Lembre-se de ligar com uma tomada de parede se o seu monitor portátil não tiver uma bateria embutida.

As razões mais óbvias para monitores portáteis não funcionarem

Conforme destacado, as causas de um monitor não funcionar conforme necessário podem ser devido a uma falta de resposta ou a um segundo monitor não detectado.

Nenhuma resposta do seu monitor portátil significa que a tela está preta, como se não estivesse conectada ao seu laptop (ao usar um cabo de conexão) ou não tivesse uma fonte de alimentação. Nesse caso, o LED indicador de energia geralmente fica apagado. A solução simples é garantir que ele esteja conectado ao seu dispositivo (ao usar um cabo de conexão) ou a uma tomada de parede.

Monitor portátil não recebe energia

Antes de entrarmos na parte profunda da solução de problemas, o problema de um monitor móvel não responder pode ser uma questão de entrada de energia. Verificar se o seu monitor está recebendo energia deve ser sua primeira ação. Felizmente, é muito simples verificar quando se trata de telas portáteis.

Para um monitor que usa USB-C para alimentação, certifique-se de que ele esteja conectado ao carregador de parede e que o indicador de energia acenda em verde para mostrar que está recebendo energia. Caso contrário, não haverá luzes acesas. Para um monitor alimentado por bateria, certifique-se de que a bateria esteja totalmente carregada antes de conectar.

Mensagem "Sem sinal" no display com indicador de energia com luz verde

Se o seu monitor portátil estiver conectado e agora mostrar a mensagem "Sem sinal", você deverá corrigir o problema. Existem vários motivos pelos quais isso pode estar acontecendo. Se você é um cara prático e não se importa em solucionar o que pode ser o problema, este guia explicará algumas das possíveis causas da falta de sinal e como resolvê-las. 

Solução de problemas de “sem sinal” em monitores portáteis 

Se você conseguiu passar pelo problema de não resposta, que geralmente é causado por falta de entrada de energia, seu monitor portátil pode ou não estar funcionando. A mensagem "Sem sinal" será mostrada no visor se ele estiver conectado ao dispositivo e recebendo energia conforme o esperado. 

A seguir estão algumas das principais causas de uma resposta “Sem sinal” em um monitor portátil e como corrigi-las. 

Problemas de compatibilidade de porta 

Como mencionamos antes, os monitores portáteis se conectam a dispositivos através de USB Tipo C, HDMI e outras portas. Se estiver conectando a um laptop usando USB-C com um cabo, certifique-se de ter um Thunderbolt 3 ou superior, ou USB-C 3.1 ou posterior. 

Se você estiver usando um smartphone para conectar ao monitor portátil, certifique-se de que ele tenha USB-C 3.1 ou posterior. As portas USB 3.1 são USBs atualizados, capazes de transmitir energia e dados. A maioria dos smartphones modernos terá portas USB-C, mas poucos deles possuem funções de saída de vídeo. As marcas de telefone que atualizaram a porta Type-C para funções completas são encontradas principalmente nas séries Samsung Galaxy, série Huawei Mate e OnePlus.

Muitos usuários estão usando a segunda tela externa com computadores e PCs. Se o dispositivo ainda não tiver sido atualizado para uma porta HDMI para saída de vídeo, será necessário converter VGA ou DVI para HDMI. Se for esse o caso, certifique-se de que seu adaptador seja compatível com compatibilidade VGA para HDMI, pois alguns adaptadores oferecem apenas conectividade unidirecional, HDMI para VGA.

Você também pode receber a mensagem “Sem sinal” ao tentar conectar sua tela portátil a um console Nintendo Switch por meio de um cabo USB-C para USB-C. Nesse caso, certifique-se de que o monitor seja alimentado pelo carregador Switch e não pelo carregador do monitor. Se quiser uma conexão mais estável, você pode usar a porta HDMI do switch dock. 

Insuficiência na fonte de alimentação

Ao conectar um único cabo USB-C, seu monitor portátil obtém energia do seu dispositivo. Às vezes, a energia pode não ser suficiente para permitir que o monitor funcione de maneira ideal. 

Principalmente, a insuficiência de energia é causada pelo fato de seu dispositivo limitar a saída de energia USB-C. Quando o display está ligado, ele requer uma corrente de alta potência e às vezes excede a alimentação do dispositivo, especialmente para um smartphone.

Outra causa da baixa fonte de alimentação também pode ser o maior requisito de energia. Monitores externos de laptop com alta resolução, como 4K, ou tamanhos maiores, como 17,3 polegadas, exigirão mais energia do que um dispositivo pode fornecer. 

Nestes casos, sugere-se que você opte por um monitor portátil com bateria interna ou entrada de alimentação externa. No entanto, se você não conseguir encontrar uma tomada elétrica, um banco de energia também poderá funcionar.

Normalmente, monitores portáteis 1080p requerem entrada de energia de 5V 2A quando conectados a um laptop. Você pode escolher um banco de energia Power Delivery (PD) para fornecer a potência necessária usando um smartphone. Para um monitor com resolução 4K, você terá que conectá-lo a um banco de energia PD para obter o requisito mínimo de suporte ao desempenho.

Configurações de exibição erradas

Os monitores de computador prontos para uso podem ou não ter as configurações apropriadas para suportar plug and play. A causa mais provável é que a funcionalidade de busca automática não esteja ativada e o monitor pode precisar ser direcionado para a fonte do sinal de entrada.

Selecione o painel de controle do seu monitor e encontre a fonte do sinal de entrada para configurá-lo corretamente. Observe que se você usou uma conexão USB-C durante a última sessão e na sessão subsequente estiver usando HDMI, será necessário alterar a configuração.

Graças à tecnologia de exibição portátil, a configuração de pesquisa automática está integrada no monitor e será atualizada e conectada usando seu novo meio de conexão. Caso isso não dê resultado, selecione a configuração apropriada, HDMI, MiniDisplay ou VGA, na tela da fonte de entrada e seu monitor deverá acender.

Às vezes, as configurações erradas podem estar no seu laptop. Se você já se conectou a uma segunda tela e saiu com Show Desktop Only em 1 ou 2, também receberá a mensagem "Sem sinal". Verifique seu laptop e altere a configuração de exibição para Duplicar ou Estender esses monitores.

Driver gráfico obsoleto em seu laptop 

Se o seu laptop não reconhecer um segundo monitor, o problema pode ser o driver gráfico. Fazer uma atualização permite que seu computador melhore a resolução da tela, bem como identifique qualquer monitor secundário conectado. 

Atualizar o driver gráfico é bastante simples se você estiver usando um sistema operacional Windows. A Microsoft costuma lançar novas atualizações de tempos em tempos, e seu PC as baixa automaticamente e agenda um horário para instalá-las. Se você não reinicia seu PC há algum tempo e recebe uma mensagem de notificação informando que há atualizações pendentes, uma reinicialização pode fazer a mágica. 

Além de reiniciar, você também pode verificar atualizações manualmente. Para fazer isso:

  1. Vá para Configurações do Windows-> Atualizações e segurança.
  2. Selecione a opção Windows Update para verificar se há alguma atualização pendente.
  3. Se nenhum estiver listado, clique no botão Verificar atualizações. 

A execução da verificação de atualização do Windows não permitirá que você escolha as atualizações a serem instaladas. Mas o sistema operacional escolherá as atualizações necessárias e as instalará para você. 

ATUALIZANDO MANUALMENTE O DRIVER GRÁFICO NO WINDOWS 

Se você fez uma atualização do Windows recentemente, pode ser necessário atualizar o driver gráfico manualmente. Usando o utilitário Gerenciador de dispositivos, você pode pesquisar na web atualizações de driver gráfico adequadas para a placa gráfica do seu laptop. Para fazer isso:

· Pressione simultaneamente a tecla Iniciar do Windows e R para iniciar a caixa Executar do Windows. 

· digite  devmgmt.MSC  e pressione a tecla Enter para abrir o Gerenciador de Dispositivos do Windows. 

· Na janela do Gerenciador de dispositivos, vá até Adaptadores de vídeo e expanda-o para listar os drivers gráficos dedicados e integrados. 

· Clique para selecionar um driver gráfico, clique com o botão direito e selecione Atualizar driver. 

· Na janela pop-up, escolha Pesquisar drivers automaticamente. O sistema operacional procurará automaticamente os drivers gráficos corretos, fará o download e os instalará. 

ATUALIZANDO O DRIVER GRÁFICO NO MACBOOK

O Mac OS geralmente vem com seu driver de vídeo gráfico integrado. Isso significa que você não pode instalar apenas a atualização do driver gráfico, mas precisará atualizar todo o sistema operacional. Para fazer isso:

· Clique no logotipo da Apple para abrir o menu.

· Clique na opção "Atualização de Software".

· O Mac OS indicará se há atualizações disponíveis que precisam ser instaladas. Se uma atualização de driver gráfico estiver disponível, ela será incluída como parte da atualização do sistema operacional. 

Quando o driver gráfico do seu laptop estiver atualizado e tudo estiver em ordem, o monitor portátil poderá acender conforme o esperado. 

Problemas de conectividade de portas e cabos 

Depois de tentar todas as sugestões fornecidas acima para resolver o problema “Sem sinal” sem sucesso, é hora de confirmar se as portas de conexão e os cabos que você está usando estão funcionando bem. 

PORTAS E CABOS DE CONEXÃO COM DEFEITO 

Seja uma porta USB-C ou HDMI, elas podem desenvolver problemas que podem impossibilitar a conectividade com um monitor portátil. Para verificar se é esse o caso, tente usar as portas do laptop com outro dispositivo. Se for uma porta HDMI, tente conectar a uma porta HDMI da TV usando um cabo HDMI. Se funcionar bem, isso anula a suspeita de um HDMI com defeito. 

Alternativamente, você pode tentar conectar o monitor portátil a um laptop diferente para verificar se as portas do seu laptop estão com defeito. Se funcionar, você sabe que há um problema com essa porta específica. Caso contrário, você pode tentar conectar seu laptop a um monitor portátil diferente, o que eliminará todos os possíveis problemas nas portas do laptop e do monitor portátil. 

CABOS DE CONEXÃO COM DEFEITO 

Às vezes, o problema pode estar nos cabos de conexão. Após uso prolongado, um cabo pode ficar solto ao conectar a uma porta USB. Você pode tentar mexer nele enquanto ainda estiver conectado à porta para ver se a tela acenderá. 

Se isso não funcionar, o próximo passo é tentar testar os cabos. Teste os cabos USB-C e HDMI em diferentes laptops e monitores portáteis. Se tudo falhar, você pode querer substituí-los. Alternativamente, você pode usar um aplicativo Android conhecido como Verificação USB para determinar se um cabo USB-C está funcionando ou não. 

PORTAS DE MONITOR PORTÁTIL COM DEFEITO

Outra possibilidade é que a porta do seu monitor esteja quebrada ou com defeito. Nesse caso, as coisas podem se tornar muito complexas para você consertar. Mas primeiro você pode testar as portas usando um cabo diferente e um laptop. Se não acender, podemos concluir que as portas estão com defeito. 

Para um segundo monitor portátil sob garantia, você pode solicitar que o fornecedor o conserte ou substitua, dependendo dos termos e condições da compra. 

Resumo 

Monitora telas para laptopsão a maneira mais fácil de realizar multitarefas para realizar muitas coisas em uma fração de tempo. Embora esses monitores sejam ideais para uso externo e interno, às vezes pode ser problemático fazê-los funcionar com o seu dispositivo, especialmente se for a primeira vez que você usa um. 

Para começar, a maioria dos monitores portáteis pode começar imediatamente, sem fazer nenhuma configuração, desde que as conexões sejam feitas corretamente. Se você não conseguir fazer o segundo monitor funcionar, primeiro verifique se o monitor está recebendo energia. Isso se aplica principalmente se o monitor não responder ou apresentar uma tela preta. 

Para a mensagem "Sem sinal", segundo monitor não detectado, é uma indicação de que o monitor portátil está ligado, mas não está recebendo sinais de vídeo do seu dispositivo. As dicas de solução de problemas fornecidas acima devem ajudá-lo a fazê-lo funcionar. Numa situação em que todos os esforços não tenham resultado positivo, você pode optar por devolvê-lo ao fornecedor se ainda estiver na garantia.