O que é FreeSync? FreeSync vs G-Sync

FreeSync ativado/desativado
FreeSync é a tecnologia de exibição bem conhecida da AMD. À medida que o desenvolvimento de jogos, monitores e placas gráficas no mercado se torna mais maduro, a tecnologia FreeSync também é cada vez mais utilizada.
Precisamos ter um conhecimento básico do FreeSync e comparar o FreeSync e o G-Sync para escolher melhor o monitor.

O que é FreeSync?

FreeSync e FreeSync 2 HDR são tecnologias de aprimoramento de efeitos visuais de jogos promovidas pela AMD, que podem efetivamente eliminar fenômenos comuns de tearing e shuttering em jogos, garantindo telas de jogo suaves, sem tearing, sem gagueira e sem artefatos.

O Freesync permite que placas gráficas e APUs AMD controlem direta e dinamicamente a taxa de atualização dos monitores conectados.

Atualmente, a taxa de atualização máxima da maioria dos monitores é de 60 Hz, ou seja, 60 atualizações por segundo, e alguns monitores com taxas de atualização mais altas podem atingir 120 Hz, 144 Hz e 240 Hz. Depois que a função Freesync for habilitada, a tela atualizará a imagem de forma síncrona de acordo com o número de quadros do jogo e controlará a taxa de atualização mais alta até o nível máximo da tela.

O rasgo de imagem é um fenômeno irritante nas imagens da tela (veja a imagem acima) que faz com que os objetos na tela pareçam instáveis. Isso é resultado de uma incompatibilidade entre a taxa de quadros do jogo (a taxa na qual os quadros da imagem são exibidos) e a taxa de atualização do monitor (a frequência com que as imagens do monitor são atualizadas). O FreeSync fornece ao seu monitor uma taxa de atualização variável, Taxa de atualização dinâmica (VRR/DRR). Este recurso combina a taxa de atualização do monitor com a taxa de quadros da placa gráfica AMD Radeon. O FreeSync suporta taxas de atualização de até 240 Hz, dependendo do monitor. Monitor de jogos de 240 Hz com FreeSync pode ser uma boa escolha para seu trabalho e jogo.

Dessa forma, você pode aproveitar a taxa de quadros máxima que sua placa gráfica é capaz. Se seus olhos forem nítidos o suficiente, você poderá notar o atraso de entrada, ou o atraso entre o movimento do mouse e o movimento real do cursor também foi reduzido. No entanto, se você aumentar a taxa de quadros acima da taxa de atualização do monitor, ainda poderá ver alguma imagem rasgada, mesmo com o FreeSync ativado. Ambas as versões do FreeSync são baseadas no protocolo Adaptive Sync da VESA, portanto funciona em DisplayPort e HDMI. Para que um monitor seja certificado pelo FreeSync, ele deve passar no processo de teste da AMD, que se concentra na faixa de suporte do Adaptive Sync, brilho, faixa de cores e muito mais.

Rasgo de imagem

O que é G-Sync?

G-Sync é uma tecnologia de exibição desenvolvida pela NVIDIA e lançada em 2013. Pela primeira vez, esta tecnologia sincroniza a taxa de atualização da tela com a taxa de atualização da GPU. Baixo atraso de entrada e taxa de atualização e qualidade de imagem aprimoradas. Uma tecnologia que conduz o mundo a jogos ultra-suaves, com suporte para uma variedade de taxas de atualização de 0 Hz a 60 Hz, 100 Hz, 120 Hz, 200 Hz, 240 Hz e 360 ​​Hz, o G-Sync inaugura uma nova era no desenvolvimento de monitores de jogos. Graças ao desempenho avançado e a um painel de exibição de alta qualidade que aprimora ainda mais as funções e a qualidade da imagem, os jogadores de PC podem experimentar as obras-primas em alta resolução e taxa de atualização ultrarrápida, sem interrupções e interrupções na tela.

O Adaptive Sync aborda vários problemas que podem prejudicar seriamente a experiência de uso de um PC.

O primeiro problema é o rompimento da tela. Independentemente disso, um monitor sem sincronização adaptativa será atualizado na taxa de atualização definida (geralmente 60 Hz ou 60 atualizações por segundo). Se a atualização ocorrer entre dois quadros, você verá as duas imagens sobrepostas. Isso é tela rasgada.

Para combater isso, o jogo passou a usar uma tecnologia chamada V-Sync, que bloqueia a taxa de quadros do jogo com a taxa de atualização do monitor. Isso melhora os problemas de tela rasgada, mas também limita o desempenho do jogo.
Adaptive Sync é uma solução melhor. Um monitor com Adaptive Sync pode alterar sua taxa de atualização para corresponder à taxa de quadros de saída da placa gráfica. Se sua GPU estiver enviando mais de 43 quadros por segundo, o monitor exibirá esses 43 quadros em vez de forçar uma atualização 60 vezes por segundo. A sincronização adaptativa fornece movimentos suaves e consistentes sem quebras de tela.

FreeSync vs G-Sync

Para a maioria das pessoas, tanto o AMD FreeSync quanto o Nvidia G-Sync funcionam bem e oferecem uma experiência semelhante. Na verdade, os dois padrões são muito mais semelhantes do que diferentes.

Todas as variantes do AMD FreeSync são baseadas no padrão VESA Adaptive Sync. O mesmo vale para o compatível com G-Sync da Nvidia, que é de longe a versão mais comum do G-Sync.

VESA Adaptive Sync é um padrão aberto que qualquer empresa pode usar para permitir a sincronização adaptativa entre dispositivos e monitores. Ele é usado não apenas por monitores compatíveis com AMD FreeSync e Nvidia G-Sync, mas também por outros monitores que suportam sincronização adaptativa, como HDTVs.

Resumindo: AMD FreeSync e Nvidia G-Sync Compatível são a mesma coisa. Compatível com AMD FreeSync e Nvidia G-Sync são muito semelhantes; na verdade, geralmente são compatíveis entre si.

Na verdade, os métodos de trabalho e princípios técnicos do FreeSync e G-Sync são basicamente os mesmos, e ambos pertencem à tecnologia de sincronização vertical adaptativa aprimorada, que garante que a tela não será mais rasgada, presa, atrasada, etc. certo limite. Embora suas funções sejam basicamente semelhantes, o ambiente de uso e os métodos de processamento atuais são diferentes. Embora os dois métodos de processamento usem o mesmo método de ajuste vBlank, para obter a tecnologia de sincronização G-Sync, os fabricantes de monitores precisam O chip de hardware desenvolvido pela NVIDIA deve ser instalado dentro do monitor. A vantagem é que a qualidade da imagem melhora significativamente, mas a desvantagem é que é caro. Como o módulo G-Sync é proprietário e caro, apenas alguns fabricantes utilizam esta tecnologia. A sincronização gratuita não é tão eficaz quanto o G-Sync, é gratuita e de código aberto, portanto o custo é baixo e o efeito é o mesmo.

Conclusão

Atualmente, pode-se dizer que G-Sync e FreeSync, duas tecnologias de sincronização vertical, têm suas próprias vantagens e desvantagens. Embora o G-Sync seja eficaz e tenha melhor desempenho do que o FreeSync no caso de alta taxa de atualização, é caro para os fabricantes de monitores e está equipado com O preço dos monitores de jogos com módulos G-Sync também aumentará de acordo. Monitor FreeSync trará qualidade de imagem suave para seus jogos e trabalho e obterá uma solução melhor a um preço acessível. Além disso, agora existe uma maneira de ativar o G-Sync em monitores FreeSync.